RoliudyRPictures

Indicações de filmes&séries

terça-feira, 20 de março de 2012

O Menino do Pijama Listrado

"Uma coisa é certa: ficar se sentindo miserável, não tornará as coisas mais alegres."  

Esse filme simplesmente é o retrato da inocência de uma criança. O filme é baseado romance do escritor irlandês John Boyne. Apesar do desenvolvimento do filme acontecer na Alemanha Nazista contra os judeus, acredito que o tema central seja a relação de duas crianças inocentes e como elas lidam com as complicações decorrentes. 

Para manter a característica inocência, foi escolhido o ator Asa Butterfield para o papel principal, que também sabia quase nada sobre o holocausto. Como disse o próprio autor do livro "a obra deve ser vista pelos olhos de uma criança".

O personagem principal, Bruno, é o filho de um comandante de campos de concentração de judeus. Da janela de seu quarto, Bruno descobre que, atrás de uma cerca, existia uma suposta fazenda onde viviam pessoas vestindo pijamas de listras. Eles são judeus e estão em um campo de concentração, situação que o menino desconhece. Aliás, Bruno não entende nada do que está acontecendo, não sabe o que significa ser judeu, principalmente o que a guerra tem a ver com tudo isso.

Bruno, explorando seu quintal um dia foi mais longe, e chegou até a cerca que delimita o campo de concentração, e então conhece um judeu de sua idade, Shmuel. Mesmo do outro lado da cerca elétrica, o menino sempre ia ver Shmuel, seu único amigo. Bruno sempre achou que do outro lado da cerca, dentro do campo de concentração havia crianças livres, com quem poderia brincar, mas com o passar do tempo, acaba vendo que não é bem assim, e que a realidade é outra.

A maioria das críticas à esse filme (ou o livro), é negativa. Dizem que o tema holocausto foi abordado de forma comercial, apenas para fazer com que as pessoas chorassem e vendessem o produto. Mas como disse no início do texto, acredito que esse não é o ponto mais importante da obra. Ter a capacidade de recriar a visão de uma criança vivenciando os horrores da época com nenhum conhecimento do que realmente está acontecendo e sendo conduzido pelas circunstâncias, na minha opinião, é o mais profundo e rico em O Menino do Pijama Listrado. 


DOWNLOAD DO FILME: fileserve



2 comentários:

  1. Tenho muita vontade de ver este filme!
    Atualmente quero ver Jogos Vorazes e John Carter.... você já viu? Dps posta alguma coisa sobre esses filmes Gabi! O blog ta bacana!!! Bjus :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mt bom Camila!! Eu tentei achar um link para download mas não consegui.. com essa lei anti pirataria dos EUA,varios sites q hospedam os links foram bloqueados. Esse John Carter não gostei mt não... Postarei ainda hoje sobre os Jogos Vorazes. Quando sair ele para download eu posto aqui o link. Bjz e obrigada!!!

      Excluir